Nós, do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF), lamentamos profundamente o convite feito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) ao deputado federal Jair Bolsonaro, para ministrar uma palestra na faculdade no dia 15 de fevereiro.
Desde sua formação, o Uniceub sempre zelou pela democracia e pelo reconhecimento dos Direitos Humanos. Inclusive seu fundador, João Herculino, esteve na luta contra a ditadura militar, enquanto parlamentar. Logo, não conseguimos compreender a presença de Bolsonaro na instituição, um deputado conhecido por posicionamentos homofóbicos, misóginos, machistas e racistas, de cunho fascista, que em nada contribui para o avanço e desenvolvimento da democracia no Brasil.
O mundo passa por um momento delicado, no qual a violência atinge seu ápice e a luta por igualdade é tratada como mera “problematização”. Não podemos dar palanque para uma pessoa com pensamentos retrógrados, pois a Educação não é obsoleta, mas sim progressista.
Na nossa visão o papel das instituições de ensino é pugnar pela formação de cidadãos que tenham como princípio a convivência pacífica da sociedade.
ATUALIZAÇÃO: após repercussão negativa, o UniCeub cancelou a palestra. Veja a nota da instituição sobre o fato:
“Quem acompanha a história do UniCEUB sabe que a Instituição é apartidária, laica e defende a pluralidade de ideias, como convém a um centro educacional de um país democrático. Compreendemos a divergência de opinião e entendemos ser saudável haver espaços para que todos possam se manifestar. Esta Instituição, em seus 48 anos, nunca reprimiu qualquer posicionamento, mesmo aqueles que não estivessem alinhados ao nosso pensamento.
O UniCEUB aproveita o momento para esclarecer que, considerando a relevância deste espaço acadêmico, algumas vezes é procurado por representantes das mais diversas correntes de pensamento. Já recebemos a ex-senadora Marina Silva, o filósofo Leonardo Boff, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o então vice-presidente Michel Temer, entre tantos outros nomes. Todos eles vieram ministrar palestras sem que houvesse cobrança de qualquer cachê ao UniCEUB.
Queremos ressaltar a importância de utilizar nossos campi em prol da pluralidade de ideias, sempre com respeito ao pensamento divergente, pois entendemos que é por meio do debate construtivo que poderemos evoluir como sociedade.
Esclarecemos que o evento “O futuro do Brasil” não está incluso em nosso calendário e não irá ocorrer.”