Nesta segunda-feira (15), as Centrais Sindicais têm um encontro com os ministros da Previdência Social, Carlos Gabas, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rosseto, para conhecerem uma proposta do Governo às mudanças no fator previdenciário, aprovadas pela Medida Provisória (MP) 664, no Congresso Nacional. O objetivo da reunião é negociar uma alternativa à MP antes de quarta-feira (17), quando vence o prazo para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff.
Na prática, a fórmula 85/95 permite que os trabalhadores se aposentem mais cedo do que pelo cálculo do fator previdenciário. Pelo fator, quanto mais cedo o beneficiário se aposenta, menor o benefício. O governo argumenta que a fórmula aprovada pelo Congresso compromete a sustentabilidade da Previdência, principalmente no longo prazo.
Para a reunião desta segunda-feira, foram convidados representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
Fonte: EBC