Diretoria Plena debate finanças e convoca Congresso Extraordinário para o início de 2019

A Diretoria Plena convocou para o início de 2019, em data e com pauta a ser definida pela Diretoria Executiva, um Congresso Extraordinário da Contee. A reunião foi concluída dia 17, dedicada à discussão da sustenção financeira dos sindicatos, federações e da própria Contee, após o ataque do Governo Temer aos direitos trabalhistas e às organizações dos trabalhadores. “Solidariedade de classe, financiamento; autossustentação financeira, implantação do sindicato nos locais de trabalho e forjar o sindicato como entidade de luta são os caminhos que teremos que trilhar”, afirmou o coordenador da Secretaria de Finanças, José de Ribamar Virgolino Barroso.

O consultor jurídico da Contee, José Geraldo de Santana Oliveira, apresentou reflexões sobre o assunto.

Lembrou que cinco, dos seis ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram pela constitucionalidade dos novos dispositivos legais que tratam da contribuição sindical. “Para esses ministros, a cobrança compulsória de contribuição sindical, desprovida de expressa autorização personalíssima, viola o preceito sob destaque. Chego a recear que, se chamado for, o STF não reconhecerá legitimidade da assembleia, para esta finalidade, sequer para os associados”, alertou.

Para ele, “a contribuição confederativa talvez seja o caminho menos espinhoso, apesar de a Súmula Vinculante N. 40, do STF, reputá-la exigível apenas dos associados. Vale ressaltar que o TST, neste ano, já homologou vários acordos coletivos que a preveem, para a toda a categoria; claro com o letal penduricalho do direito de oposição”.

O coordenador da Secretaria de Organização Sindical, Owaldo Luis Cordeiro Teles, apresentou o resultado do grupo de trabalho que tratou do tema. Apresentou indicativos para que o debate, realçando que não se tratava de decisões, mas susgestões a serem analisadas. O grupo de trabalho, integrado pelos coordenadores Nara Teixeira de Souza, Manoel Henrique da Silva Filho e Décio Braga de Souza destacou a importância histórica da Contee e a necessidade da permanência do trabalho nacional desenvolvido.

O coordenador da Scretaria de Assuntos e Estratégicos e Bancos de Dados, Fábrio Eduardo Zambon, fez informe sobre a situação do banco de dados e suas perspectivas.

Leia matéria completa em Contee:

http://contee.org.br/contee/index.php/2018/07/diretoria-plena-debate-financas-e-convoca-congresso-extraordinario-para-o-inicio-de-2019/