Contee realiza congresso e lança campanha contra a mercantilização do ensino

O 9º Congresso Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), realizado em São Paulo de 26 a 28 de agosto discutiu o tema “Lutar e resistir: preservar e não perder direitos”. No congresso foram eleitos a nova diretoria e o conselho fiscal da Contee. A entidade será coordenada pelo sindicalista mineiro Gilson Reis.

congresso contee 2016

O Sinproep se fez representar por 16 delegados. O diretor jurídico do Sinproep-DF Rodrigo de Paula foi reeleito para a Comissão Executiva Nacional. O diretor de formação do Sinproep, Vitor Andrade, e Pedro Rafael “Tico”, da Comissão de Negociação do Ensino Superior, passam a integrar a suplência da Diretoria Plena.

Durante o encontro foi feito um balanço da atual gestão da confederação. A pauta incluiu, ainda, a análise da prestação de contas e a aprovação de um plano de luta para a entidade. Na análise de conjuntura nacional e internacional os congressistas destacaram a necessidade do movimento sindical resistir a qualquer tentativa do governo e dos patrões de reduzir direitos e conquistas dos trabalhadores.

A Contee é uma entidade sindical de terceiro grau que congrega 82 sindicatos, entre eles o Sinproep-DF  e sete federações de professores, técnicos e corpo administrativos do setor privado de ensino, da educação infantil à superior – representando cerca de 1 milhão de trabalhadores. A entidade defende o fortalecimento da educação pública, democrática e de qualidade, bem como a regulamentação do setor privado de ensino, com a exigência do cumprimento do papel do Estado no controle, regulação, credenciamento e avaliação da educação, com as devidas referências sociais.

O combate à mercantilização do ensino e à desnacionalização da educação e a luta pelo desenvolvimento do País, com distribuição de renda, justiça social e soberania nacional também estão entre as prioridades da Confederação.