Vacinação de professores da rede particular é interrompida novamente

Nesta quinta-feira (15), aconteceu mais um mutirão de imunização dos profissionais da educação do Distrito Federal, encerrando a vacinação da rede pública. Sem data prevista, professores do ensino médio e superior da rede privada ainda não foram convocados pela Secretaria de Educação (SEE). 

O Plano de Vacinação da Educação começou em 21 de maio, desde então o Sinproep tem acompanhado e fiscalizado todo o processo de imunização. “Vamos completar dois meses de vacinação dos professores, houve suspensão, retomada gradual e agora uma nova interrupção sem data prevista de retorno”, afirmou Karina Barbosa, presidente do Sinproep.

Os profissionais da educação privada, que estão inseridos como prioritários no Plano Nacional de Imunização (PNI), estão trabalhando presencialmente desde setembro do ano passado. “O Sinproep precisou acionar a Justiça para garantir a vacinação. É um absurdo. Não vamos parar, iremos continuar insistindo até que todos os colegas, desde a educação infantil até o ensino superior sejam imunizados”, destacou Karina.

Na rede particular, 16 professores que estavam trabalhando no presencial, faleceram após complicações de Covid-19. O último caso foi nesta quinta (15), Elisangela Marcelina de Macedo era professora de geografia no Colégio La Salle.

Vacinômetro

No último levantamento divulgado pelo Sinproep, 18.670 professores da rede particular foram imunizados, de um total de 23 mil docentes. Até o momento, 81% da categoria recebeu a 1ª dose ou dose única.

Mudanças na SEE

Nesta quinta (15), o representante da pasta, Leandro Cruz, foi exonerado do cargo após pouco mais de um ano.

Na gestão do governador Ibaneis Rocha, essa é a quarta mudança na Secretaria de Educação desde o início do mandato. Quem iniciou na pasta foi João Pedro Ferraz. Após a saída dele, Carolina Petrarca assumiu o cargo momentaneamente até a chegada de Leandro Cruz. Agora, a professora Hélvia Paranaguá assume a pasta.

“Desejamos sucesso à nova secretária Hélvia e ao secretário-executivo Denilson Bento na nova gestão da SEE. Esperamos dar continuidade na parceria, e principalmente, na vacinação dos professores”, finalizou a presidente do Sinproep.