Deputado Distrital Jorge Vianna, elogia Ações do Intervalo do SINPROEP-DF

Na tarde de hoje (15), o Deputado Distrital Jorge Vianna expressou seu reconhecimento e elogios às ações promovidas pelo Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares no Distrito Federal (SINPROEP-DF). A declaração foi dada durante sessão extraordinária na Câmara Legislativa do Distrito Federal, onde o deputado ressaltou a importância das ações do intervalo.

O SINPROEP expressa sua sincera gratidão ao Deputado pelas palavras de reconhecimento e apoio às ações do intervalo. As declarações de Jorge Vianna não apenas incentivam nossos esforços contínuos em prol do bem-estar dos educadores, mas também ressaltam a importância de direcionar atenção à categoria que por anos trabalhou e trabalha sem receber pelo intervalo, mesmo estando a disposição da escola.

AÇÕES DO INTERVALO 

Desde a criação do SINPROEP no início da década de 80, a categoria dos Professores, com um sentimento de injustiça, deu início a luta pela remuneração do tempo para “descanso dentro de um turno de trabalho”.

O Intervalo que a princípio era para descanso dos professores, mas que era utilizado em plantão de dúvidas para alunos, reuniões pedagógicas, deslocamento de uma unidade escolar para outra, etc. Na verdade, a escola utilizava o tempo de descanso do professor para a realização de atividades para a escola.

A categoria conseguiu um avanço em 2005, quando ficou explícita na cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho assinada entre Sinproep e o Sinepe, quando ficou definido na cláusula 31, que o estabelecimento de ensino cumprir com seu dever de conceder intervalo de, no mínimo, 15 (quinze) minutos, durante o turno de trabalho, em que ficou caracterizada a quebra de consecutividade aludida no art. 318, da C.L.T., considerando-se, extraordinárias apenas as aulas trabalhadas a partir da sétima (inclusive), no mesmo dia, para o mesmo empregador.

O sindicato segue na luta pelos direitos dos professores movendo ações com algumas instituições de ensino. Em breve comunicaremos as novas escolas que vão realizar o pagamento do intervalo.