As atividades presenciais nas escolas particulares do Distrito Federal, retornaram, mesmo em meio ao alto índice de transmissão de Covid-19. A Secretaria de Educação disponibilizou orientações e medidas de prevenção para creches, escolas, universidades e faculdades privadas da capital federal.
O documento ressalta que as instituições devem garantir o distanciamento social entre as pessoas, fornecer equipamentos de proteção individual aos profissionais em atividade e deve assegurar o trabalho remoto a gestantes, conforme Lei Federal nº 14.151.
As instituições devem fornecer meios de testagem aos trabalhadores da educação que apresentarem sintomas da Covid-19.
Além disso, a SES-DF recomenda que as escolas realizem reuniões e eventos por meio remotos, de acordo com a Nota Técnica nº 6/2022 da Secretaria de Saúde.
No entanto, o Sinproep tem recebido denúncias de que há instituições afrouxando as medidas de prevenção. “Nesses casos específicos, estamos notificando a escola e encaminhando ao MPT”, afirmou Rodrigo de Paula, diretor jurídico do Sinproep.
Confira algumas das recomendações para suspeita de risco:
- Promover o isolamento imediato do estudante, em sala reservada para este fim, até o comparecimento do responsável;
- Orientar o profissional ou colaborador que procure imediatamente o serviço de saúde;
- Notificar o serviço de saúde de referência quanto aos casos suspeitos ou confirmados de contaminação, conforme orientação da Secretaria de Saúde;
- Intensificar a higiene dos locais e das superfícies utilizadas pela pessoa suspeita, bem como da sala de isolamento;
- Orientar as famílias quanto à necessidade de isolamento domiciliar, até o resultado conclusivo da investigação ou conforme orientação médica, devendo ser adotados os mesmos procedimentos para os que convivam com pessoas sintomáticas.