No primeiro ano após a pandemia de Covid-19, o Sinproep-DF se viu no desafio de seguir na defesa da garantia dos direitos das professoras e professores. O Sindicato trabalhou arduamente em defesa do emprego e de melhores condições no ambiente escolar para a categoria, que durante a fase mais grave da pandemia, em sistema de home-office, foram obrigados a trabalhar muito mais, sem a contrapartida financeira dos gastos que tiveram ao adquirir novas tecnologias para desempenhar seu trabalho junto aos alunos.
As negociações das Convenções Coletivas, da Educação Básica, do Ensino Superior e das Creches conveniadas seguiram difíceis, mas resistimos. O cenário pós pandemia e econômico foram argumentos utilizados pelos empregadores, a fim de apresentarem pautas rebaixadas para os reajustes salariais. Porém, com a mobilização de toda a categoria, não aceitamos. Nesse cenário adverso, é que ocorreram as negociações salariais, onde não deixamos de lutar um dia sequer.
Após mais de um ano sem eventos e em mais um período de luta, conseguimos novamente nos reunir presencialmente, com segurança e voltar a nos abraçar em momentos de lazer promovidos pelo Sinproep, como no almoço do Dia do Professor, Arraiá Tradição e o Dia das Crianças no clube da ASEEL! Momentos de respiro para a categoria, momentos fundamentais para nossa saúde e harmonia.