Pesquisa do Ibope Inteligência revela que os brasileiros estão mais confiantes nas instituições. Entres os destaques estão os sindicatos que receberam a aprovação de 45% dos entrevistados em 2019. Vale ressaltar que em 2018, apenas 35% tinham confiança nas entidades sindicais.
A sondagem, denominada Índice de Confiança Social, é realizada desde 2009 e foi realizada em julho, com 2002 pessoas, em 144 municípios do país, tudo indica que, estes índices subiram em provável consonância com as reformas em andamento que retiraram o direito dos trabalhadores.
Em geral, a confiança dos brasileiros, em 20 instituições e grupos sociais, cresceu 10 pontos em relação ao ano passado. Entres as instituições estão: Corpo de bombeiros, Igrejas, meios de comunicação e sindicatos.
Para a professora Karina Barbosa, presidente do Sinproep/DF, “Essa retomada da confiança é muito positiva, pois demonstra que o trabalhador já enxerga a necessidade do fortalecimento da luta sindical. Isso é fundamental para os futuros acordos e manutenção das garantias para classe trabalhadora”.