O Dia Nacional da Consciência Negra e o papel dos docentes na data

Comemorada no dia 20 de novembro, celebração ressalta importância da cultura afro-brasileira no país e da luta contra o preconceito

No dia 20 de novembro (domingo), o país comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. A data, instituída no dia 9 de janeiro de 2003, por meio do Projeto de Lei (PL) 10.693, tem como referência a morte de Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, um personagem histórico que morreu no ano de 1695. É um dia importante para a valorização das tradições afro-brasileiras.

A conscientização e reflexão sobre o Dia Nacional da Consciência Negra é importante e deve ser feita por todos nós, que devemos ao povo africano a influência sobre grande parte da nossa cultura nacional. Nessa data, como em tantas outras, o papel dos professores e professoras, coordenadores e orientadores educacionais também ganha destaque.

É por meio dos educadores, também, que se trabalha com os estudantes a formação de um país mais justo, igualitário, onde o racismo deixe de existir. O Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF) é declaradamente contra qualquer tipo de preconceito, e reforça a importância da data.