Saúde também é papo de homem. O slogan da Sociedade Brasileira de Urologia mostra que os homens, apesar de toda informação e dos recursos oferecidos pela medicina, ainda têm o câncer de próstata como um tabu. A doença, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Para conscientizar a população masculina, o Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido por causa do dia 17 de novembro, definido como Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
A partir de 2016, a campanha teve seu foco ampliado com a intenção de se tornar um movimento permanente pela saúde integral do homem. A proposta agora é ir além da prevenção do câncer de próstata para abranger todo o espectro de doenças ligadas ao sexo masculino.
Para a psicóloga Luciane Kozicz, muitas vezes, por medo de entrar em contato com um conflito, os homens mantêm as aparências e fogem do tratamento. “Na sociedade contemporânea ainda temos pessoas representando papéis. Apegadas ao jogo de cena, abandonam o discurso verdadeiro e se servem das máscaras para maquiar o eu. O discurso da virilidade, apesar do sofrimento que pode surgir para o sujeito, ainda é muito proferido no universo masculino. No entanto, o descuido pode custar uma vida”, sinaliza.
O diagnóstico tardio pode provocar a morte. Somente em 2021, 44 homens morreram por dia. Essa é a segunda doença que mais mata entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. “É importante salientar que a doença é assintomática e o caminho é a prevenção. Exames de dosagem de PSA e o toque retal são indicados para homens acima de 50 anos e se descoberta a doença em estágio inicial tem 90% de chances de cura”, afirma a coordenadora da Secretaria de Assuntos de Saúde do Sinpro, Élbia Pires.
Para reforçar a campanha de combate ao câncer de próstata, durante todo o mês de novembro os materiais gráficos e ilustrações do Sinpro terão a fitinha azul em nossa logo, em alusão ao Novembro Azul.
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