Mediação do MPT define acordo das creches em greve‏

A audiência de mediação do atraso de salário dos professores das creches Renascer, Corujinha e Associação Beneficente Coração de Cristo foi realizada na tarde desta quinta-feira, 12, no Ministério Público do Trabalho (MPT) 10° região, por meio de solicitação do SINPROEP-DF.

A presidente professora Karina Barbosa e o professor Rodrigo de Paula diretor jurídico do SINPROEP-DF, acompanhados da advogada Dra. Juliana Leal Lima representaram o sindicato na mediação. Também estiveram presentes os representantes da Secretaria de Estado e de Educação do Distrito Federal, do Sindicato dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas do DF e professores e gestores das referidas escolas.

A audiência foi presidida pelo Procurador do Trabalho Dr. Carlos Eduardo Carvalho Brisolla, e teve início com o professor Rodrigo de Paula informou que dos professores das creches, apenas os da Corujinha permaneceram em greve. Ele também reforçou que a sistemática da compensação e devolução precisa ser resolvida, pois nem gestores nem professores desejam a continuidade da greve.

A secretaria de Estado de Educação do DF esclareceu que o repasse foi feito, e que o pagamento será efetuado nesta sexta-feira, 13,  e a direção da instituição concordou em não fazer nenhum desconto nos salários dos dias parados.

Por fim, todos acordaram em definir como vai ser a compensação  dos dias paralisados em jornada e a devolução dos salários. O acordo com os ajustes deverá ser entregue ao MPT, no prazo de dez dias.

A presidente professora Karina Barbosa em uma conversa com os professores no final da audiência incentivou-os a prosseguir na luta pelos seus direitos, e continuar apoiando o sindicato, pois a atuação do SINPROEP-DF foi decisiva para a vitória que juntos  conquistamos.