GOVERNADOR IBANEIS PRETENDE EXPOR ESTUDANTES E PROFESSORES À COVID-19

Bolsonaro discute com governador de DF sobre reabertura de escolas …
folhadobrasil.com

Após se reunir com o presidente Jair Bolsonaro, na segunda-feira (20), o governador Ibaneis Rocha (MDB) deixou o Palácio do Planalto comprometido em reabrir a rede pública e privada de ensino do Distrito Federal, em pleno pico da pandemia do novo coronavírus.

A promessa do governador Ibaneis é a partir da próxima semana, começar o reinício das aulas pelas escolas militares particulares e militarizadas da rede pública. Essa medida, se tomada, irá expor crianças, adolescentes, professores(as), coordenadores(as) e orientadores(as) educacionais e colocar em risco a vida delas.

A reunião com Bolsonaro leva o Distrito Federal a abandonar a política de Isolamento Social e de contenção da pandemia, que vinha sendo aplicada com êxito pelo sistema de saúde do DF, desde o início da disseminação do coronavírus, em conformidade com as orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS.

Assim, se optar por reabrir as escolas militares e militarizadas, sem nenhuma responsabilidade com a vida, de toda a comunidade da rede pública e privada do DF, o governador Ibaneis irá expor milhares de estudantes, professores, orientadores educacionais e milhares de pais, mães, avós e toda a comunidade escolar à contaminação e morte pela COVID-19.

A diretoria do Sindicato dos Professores em estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal – Sinproep-DF, em consonância com a posição externada pela diretoria colegiada do Sinpro-DF, contra o posicionamento do governo do Distrito Federal, defende, intransigentemente, que seja seguida as recomendações científicas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao expor a categoria de professores, os estudantes e suas famílias na linha de frente da contaminação da COVID-19, justamente durante o pico da pandemia no Brasil, Ibaneis se coloca na mesma posição do Presidente da República, como defensor da necropolítica neoliberal, que abandona os valores sociais de respeito à vida para valorizar o lucro do setor mais privilegiado da sociedade.

A diretoria do Sinproep-DF se posiciona que, caso o governador se submeta à política do Palácio do Planalto a ponto de pôr a vida de milhares de pessoas em risco e decida pelo retorno às aulas, o Sindicato irá recorrer e apelar por todos os meios possíveis, até mesmo a judicialização, para impedir que se cometa esse crime contra a comunidade escolar do Distrito Federal.

Ao mesmo tempo, o Sindicato vai encaminhar um documento ao governador Ibaneis Rocha, no sentido de que ele reveja essa decisão de retorno as aulas, no momento crucial, em que os estudos científicos demonstram que a pandemia do coronavírus da COVID-19, não atingiu a sua curva exponencial no Brasil e no DF.

A Diretoria do Sinproep-DF