Faculdade JK-Laranja atrasa verbas salariais e não paga Plano de Saúde dos Professores

Professores da Faculdade JK-Laranja entram em desespero. Estão sem receber salários há três meses de atraso (dezembro, janeiro e fevereiro), o 13º Salário de 2018, o adiantamento das férias, 1/3 Constitucional das férias e, ainda para completar, a instituição não pagou as mensalidades do Plano de Saúde descontadas dos professores.

A ação configura-se em franco desrespeito aos docentes que laboram na empresa. Com base nisso, o Sindicato, a cerca de três anos, recorreu ao Ministério Público do Trabalho (MPT), no sentido de coibir os abusos frequentes contra os professores, que originaram Ações de Assédio Moral contra a Faculdade JK-Laranja.

Até essa data, os professores não têm qualquer promessa de solução do problema, o que demonstra o pouco apreço da empresa com seus empregados. Centenas de família, que além de não receber suas verbas salariais em dia, se vêem diante de uma situação vexatória, de não poder recorrer a um tratamento médico, porque a Faculdade JK-Laranja, não efetuou o pagamento das mensalidades do Plano de Saúde, que foi descontado dos salários, o caracteriza-se apropriação indébita por parte do empregador.

O Sinproep-DF vai fazer nova denúncia ao MPT e mobilizar os professores para efetuar ações nas unidades do Gama, Taguatinga Norte e Asa Norte, com carro-de-som e panfletagens, para denunciar aos alunos e à comunidade escolar, a situação de penúria que estão vivendo os professores e professoras da Faculdade JK-Laranja.

Hoje existem dois grupos. JK-Azul e JK-Laranja. O Grupo JK (logomarca laranja) compreende as unidades: Faculdade Taguatinga Norte, Faculdade Santa Maria, Faculdade Asa Norte, Colégio JK – Unidade Gama, Colégio JK Asa Norte, Colégio JK Taguatinga Norte. A separação se deu em 1989, dos pontos de vista econômico, contábil, jurídico e societário, mantendo o mesmo nome fantasia “JK”. Embora os dois Grupos estejam em atrasos com verbas salariais dos professores, e  por conta disso, com processos no Ministério Público do Trabalho, não há vínculo de nenhuma espécie entre uma e outra.