Em um tributo significativo ao Dia Internacional dos Estudantes, o SINPROEP-DF destaca a coragem e a determinação dos estudantes tchecos em 17 de novembro de 1939, cujas vidas foram sacrificadas na resistência contra o nazismo. Um marco histórico que reverbera até os dias de hoje.
Em 2023, os estudantes brasileiros(as) não apenas recordam esse trágico episódio, mas também erguem suas vozes em um coro de solidariedade contra o genocídio dos palestinos. Essa nova geração de ativistas estudantis, conectada e engajada, transcende fronteiras para lutar por justiça e equidade global.
O foco da manifestação não se limita ao âmbito internacional. Neste Dia Internacional dos Estudantes, o SINPROEP-DF ressalta a importância das lutas nacionais em prol do Plano Nacional de Educação (PNE), do Plano Distrital de Educação (PDE) e da manutenção de uma educação pública, gratuita e socialmente referenciada.
Os desafios enfrentados pelos estudantes brasileiros são diversos, e o sindicato, representando os educadores, posiciona-se firmemente como guardião dessas causas. A preservação e a fortificação do PNE e PDE são pilares essenciais para assegurar um futuro educacional inclusivo e de qualidade.
Entrevistada sobre essas iniciativas, a presidente do SINPROEP-DF, Karina Barbosa, enfatizou: “Nossos estudantes são agentes de transformação. Além de homenagear aqueles que lutaram bravamente no passado, estamos unidos na defesa de um presente e futuro educacional mais justo e equitativo. O SINPROEP-DF permanece ao lado dos estudantes e educadores, trabalhando incansavelmente para garantir uma educação pública de qualidade.”
Neste Dia Internacional dos Estudantes, o SINPROEP-DF convoca a comunidade educacional a se unir nessa causa, solidificando o compromisso com uma educação que respeita e promove os direitos fundamentais de todos os estudantes.