Uma reportagem do Jornal Brasília, do SBT, mostrou a realidade dos professores e estudantes da União Educacional de Brasília (UNEB) por meio da denúncia do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINPROEP-DF).
Como já foi divulgado diversas vezes pelos veículos de comunicação do Sindicato, professores estão sem receber cerca o 13º salário de 2014 e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e INSS não repassados ao Governo.
A situação já foi denunciada ao Ministério Público do Trabalho (MPT) pelo SINPROEP-DF, que realizou, também, várias ações de panfletagem na porta da instituição. O Sindicato já acionou a Agência de Fiscalização do DF (Agefis), que já interditou o local. Porém, a UNEB não acatou a ação da entidade fiscalizadora e continua desenvolvendo normalmente as suas atividades.
Atualmente, a contratação dos docentes na faculdade é feita por meio de Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA), sem o devido registro trabalhista conforme requer a legislação.
Com isso, cerca de 500 estudantes correm o risco de tomar calote da instituição e de não concluírem os estudos.
Assista ao vídeo clicando aqui.