Nesta quinta-feira (13), foi realizada a Audiência Pública para debater a criação da Universidade Pública do Distrito Federal, requerida pelo deputado Wasny de Roure, do Partido dos Trabalhadores (PT/DF).
Durante os debates ficou constatada a necessidade da criação da Universidade Pública do Distrito Federal, já que somente o Distrito Federal (DF) e o estado de São Paulo são as unidades da Federação com a pior relação de equilíbrio entre ensino público e privado. No Brasil inteiro, existem 2.090 instituições de ensino privado e apenas 250 universidades públicas.
O Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINPROEP-DF) participou da audiência, representado pelo seu diretor de comunicação, Trajano Jardim. Em sua intervenção, Jardim disse da sua preocupação com a contradição existente hoje no Brasil que “no discurso defende-se o ensino público, gratuito e de qualidade, mas ao mesmo tempo, o Estado investe dinheiro público no ensino privado, setor hoje mercantilizado e entregue ao domínio dos Fundos de Investimentos, onde o objetivo é o lucro, sem nenhum compromisso com a qualidade do ensino, como instrumento de formação do cidadão para a criação de uma sociedade justa e solidária”.
No final da audiência o deputado Wasny de Roure falou sobre a satisfação de, com esse evento, contribuir para a criação de uma instituição que irá promover o avanço da qualidade do ensino no DF.
Na composição da mesa participaram o professor Murad Ibrahim Belaciano; a professora Natália de Souza Duarte, representando o Fórum Distrital de Educação; o estudante Yuri Zago, presidente do Centro Acadêmico da ESCS; o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Paulo Sérgio Bretas Salles; a diretora da ESCS, Maria Dilma; o diretor de pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), Demétrio Filho, representando o reitor; o diretor-executivo da FEPECS, Armando Raggio, representando o Secretário de Saúde; a deputada federal Érica Kokay (PT-DF) e o deputado distrital Reginaldo Veras, presidente da Comissão de Educação da Câmara.