A Diretoria do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF), há exatamente três anos, em 05 de julho de 2017, assinava o contrato com a construtora UNIK para a construção do Residencial Paulo Freire. O empreendimento localizado em, Samambaia, com 92 apartamentos de 57 m², dois quartos, sala cozinha e vaga de garagem.
O projeto habitacional do Sinproep-Df foi uma bandeira incluída na campanha da diretoria para a gestão 2017/2021, devido ao grande número de professores e professoras que manifestavam como interesse maior, a aquisição de sua casa própria, o Sindicato se empenhou em encontrar soluções confiáveis que atendessem as expectativas dos seus associados. Mais de 1200 professores inscritos no projeto, cerca de 350 já foram contemplados com sua casa própria, no Riacho Fundo, Mangueiral e Paranoá Park.
A Construtora UNIK, dentro do cronograma apresentado quando assumiu o projeto, conseguiu terminar a obra antes do prazo estipulado, mesmo tendo que fazer aportes próprios no andamento da construção, em virtude dos problemas burocráticos normais na CEF, antes do início dos pagamentos das medições da construção em andamento. Este foi um fator fundamental para antecipar a entrega do empreendimento.
O prazo acordado era de 36 meses e está terminado 24. O empreendimento financiado pela Caixa Econômica Federal em até 80% do valor do imóvel, dentro das condições do programa Morar Bem. O FGTS também foi utilizado para cobrir os 20% restantes do valor do imóvel.
No dia 11 de julho o Sinproep-DF e a associação que foi formada para dar andamento ao projeto habitacional (ASPROESEP), viram coroado de êxito os seus esforços, com a entrega das escrituras dos apartamentos, momento de grande alegria para as 92 famílias dos adquirentes, que receberam o documento de posse.
Mesmo nesse instante de contaminação, compareceram 87 proprietários para receber as Escritura, de acordo com o agendamento prévio, resguardando as condições de segurança que o momento requer. Aos que não receberam o documento serão convocados pela ASPROEP para receber.
Na Sexta-feira que antecedeu a entrega das escrituras, o Sindicato realizou uma live para convocar os proprietários e contou com a participação do presidente da Codhab, Wellington Luiz, que parabenizou o Sinproep-DF pela “ousadia de assumir um projeto de tamanha envergadura e que a empresa espera realizar novas parcerias que possam beneficiar a categoria de professores”. Estiveram presentes ao evento para entrega dos documentos, os representantes da ASPROESEP e da Prospec, os senhores José Eduardo Aragão Filho e Diógenes Tadeu de Castro, respectivamente.