Assembléia Geral dos professores das creches conveniadas do GDF aconteceu nesta quinta (17)

O auditório do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINPROEP-DF) ficou lotado na noite desta quinta-feira (17) para a Assembleia Geral dos professores das creches conveniadas com o GDF. O objetivo do encontro foi discutir e deliberar sobre a primeira Convenção Coletiva de Trabalho das creches, negociada entre o SINPROEP-DF e a Fecomércio.

A proposta foi de um reajuste salarial de 8,5% – retroativos à data-base de 1ª de maio -, além da inclusão do auxílio alimentação no mínimo de R$15. Também foram incluídas outras cláusulas que asseguram benefícios ao professor, como: pagamento de anuênio de 1% por ano trabalhado na instituição; a regulamentação do recesso do final e do meio de ano; estabilidade provisória que garante o pagamento de salários ao professor que for demitido no final ou começo do período letivo; folga anual para exame de prevenção ao câncer, entre outros.

Também foi esclarecido que todos os professores deverão receber seus contracheques com a descrição da carga horária semanal, da hora aula, da hora atividade, do descanso semanal remunerado e as horas extras do mês e seus respectivos valores. Até o momento, os professores desses estabelecimentos recebiam salário fixo sem contabilizar hora aula, o que causava variação nos valores.

A presidente do SINPROEP-DF, Karina Barbosa, explicou que a Convenção assinada tem força de Lei. “Agora, vocês têm um sindicato que veste a camisa e luta por vocês. Podem contar com isso”, afirmou.

De acordo com o diretor jurídico do SINPROEP-DF, Rodrigo de Paula, a assinatura dessa primeira convenção coletiva vai emponderar o Sindicato na busca de melhorias para a categoria. “Nossa história começa agora”, disse

Nesta sexta-feira (18) haverá uma reunião entre o SINPROEP-DF e a Fecomércio para concluírem as negociações.

Participaram, ainda, da Assembleia os diretores do Sindicato: Sirley Barbosa, Ana Paula Rodrigues, Maria de Fátima Rodrigues e Mariles Moreira.