A Revista Carta Capital, publicou na edição de 14 de setembro reportagem de Carlos Drumond, com o título Pesquisadores descobrem trapaça do governo em cálculos da reforma da Previdência e demonstra que o governo enganou a todos, deputados e senadores, empresários e trabalhadores, com sua proposta de reforma do sistema de aposentadorias, que vai levar milhões de brasileiros à miséria e não combate os chamados privilégios das elites.
Drumond diz que foi um trabalho de profissionais. O governo enganou a todos, deputados e senadores, empresários e trabalhadores, com sua proposta de reforma do sistema de aposentadorias. O projeto denominado Nova Previdência, ficará claro adiante, é uma falsidade completa, um edifício de planilhas sem consistência construída com dados manipulados para atingir os objetivos austericidas e privatistas do Ministério da Economia, capitaneados pelo ministro Paulo Guedes.
As entidades sindicais, de há muito vêm denunciando que esse projeto engendrado em Brasília e que recebeu o apoio da grande mídia, (tendo a frente a Rede Globo de Televisão e todos os seus veículos de comunicação), dos grandes empresários da indústria e do agronegócio, na visão Carlos Drumond, aumenta a desigualdade, sacrifica os mais pobres, entrega o filão das aposentadorias mais bem remuneradas aos fundos e bancos privados, quebra municípios pequenos com economia movimentada principalmente por dinheiro dos aposentados, mas faltava provar isso, o que implicava ter acesso aos números e às fórmulas utilizados pelos responsáveis.
Governo decreta sigilo dos estudos sobre a Previdência
A decisão em abril do Ministério da Economia de decretar sigilo sobre os estudos e pareceres técnicos que embasaram a Proposta de Emenda à Constituição era indício de práticas suspeitas. Depois da aprovação do projeto pela Comissão de Constituição e Justiça, o ministro Paulo Guedes desinterditou parte das informações, mas manteve na clandestinidade o essencial: as planilhas com a memória de cálculo, os pressupostos de crescimento e de emprego, quem será mais afetado, quem ficará fora e o custo para implementação de um regime de capitalização.