Nesta sexta-feira (21), foi realizada a segunda rodada de negociação salarial, por videoconferência, entre o Sinproep e o Sindepes (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior). Foram debatidas diversas propostas com vistas a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para 2021 dos professores que atuam no ensino superior, em todo o Distrito Federal.
Segundo os representantes das mantenedoras, em assembleia realizada para discutir uma contraproposta com base nas reivindicações enviadas pelo Sinproep, foi decidido, de início, focar a discussão nas questões econômicas que pudessem atender as expectativas das duas categorias.
O sindicato patronal apresentou várias ideias para o reajuste deste ano, embora fosse um ponto de partida para encontrar um índice ideal, as sugestões não poderiam ser consideradas. “No ano passado, em virtude da crise da pandemia de COVID-19 estar no pico, a categoria abriu mão do reajuste de 2,46%, em troca da manutenção das cláusulas sociais da CCT”, destacou Karina Barbosa, presidente do Sinproep.
As duas Comissões de Negociação firmaram compromisso de construírem uma proposta concreta, para ser apresentada na próxima reunião marcada para o dia 2 de junho, às 14h. Acesse aqui a íntegra da pauta de reivindicações. Acompanhe pelas redes sociais do Sinproep os desdobramentos da negociação coletiva de 2021. Acesse pelo Facebook, Instagram e Youtube.