Ferraz é efetivado na Educação

João Pedro Ferraz dos Passos foi efetivado no posto de secretário de Educação pelo governador Ibaneis Rocha. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do DF nesta quinta-feira (5/12) junto com a exoneração da Secretaria de Trabalho. Ele acumulava os dois cargos. A Educação, interinamente.

 Ferraz tem desenvolvido junto com equipe trabalhos em busca da excelência na rede pública. Recentemente, criou um grupo executivo para identificar e propor soluções de curto, médio e longo prazo para os problemas que identificou na Secretaria. O objetivo é institucionalizar medidas que proporcionem maior eficiência dos serviços prestados pela pasta.

 Neste período, ele consolidou o programa de gestão compartilhada, com a publicação da Portaria Conjunta nº 11 de 25 de outubro de 2019, trazendo normas que regulamentaram o projeto e deram um norte para a atuação das escolas, nove já implantadas e três em implantação. São cinco documentos com regramento geral para estas escolas: Manual do Aluno; Regimento Escolar; Regulamento Disciplinar; Regulamento Básico de Uniformes; e o Plano Operacional do Projeto Escola de Gestão Compartilhada.

 Ferraz também está liderando a elaboração do novo plano de obras da Secretaria, para viabilizar a construção de 40 escolas e 100 creches.

 O secretário é formado em Direito na Universidade Federal Fluminense. Já foi Oficial de Justiça, e logo depois assumiu o cargo de procurador da Fazenda Nacional, em 1982. No mesmo ano, ingressou no Ministério Público do Trabalho, iniciando a carreira na Procuradoria Regional do Trabalho do Rio de Janeiro.

 Tempos depois passou a exercer suas funções na Procuradoria Geral do Ministério Público do Trabalho em Brasília, com atuação junto aos diversos órgãos do Tribunal Superior do Trabalho.

 A relação com a educação também se estreitou ao longo de sua carreira. Em 2001, João Pedro se tornou professor universitário, e desde então, tem lecionado nas faculdades AUDF e UniCeub, contribuindo para a formação das novas gerações de operadores de direito de Brasília.

Veja a publicação no DODF.