O Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF) tem recebido diversas reclamações de docentes do Colégio Vital Brazil, instituição de ensino privada, situada na cidade de Samambaia Norte/DF, que de há muito vem lesando os direitos de seus colaboradores, tais como 13º Salário e férias pagos fora do prazo legal. Verbas salariais em atraso, o não recolhimento do FGTS e INSS há cinco anos.
Além do descumprimento dos acordos trabalhistas, ainda existem relatos de colaboradores que sofrem Assédio Moral e passam por situações vexatórias ao reclamarem de salários atrasados, não respeitando as condições mínimas de boa conduta na relação patronal.
Essa situação vem causando prejuízos para os professores, que se veem em situação de não honrarem com suas responsabilidades comuns a todos os cidadãos que têm prestação de casa, aluguel, água, luz, alimentação. Inclusive, alguns já estão com registros no SPC/SERASA e não conseguem resolver porque dependem do compromisso firmado.
Vale ressaltar que muitos destes profissionais trabalham ou trabalharam por anos nesta instituição, na formação profícua, escorreita e inequívoca dos alunos, visando o pleno desenvolvimento deles como cidadãos.
O Sinproep-DF, diante desse estado de desrespeito aos direitos dos trabalhadores solicitou a intermediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e vai promover na próxima segunda-feira, um ato com panfletagem e carro de som na porta da escola no sentido de obrigar o Colégio Vital Brazil a cumprir com as determinações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).