Prevenção é conquista do Sinproep e foi obtida por meio de uma ação na Justiça Federal, que contou com apoio do deputado Reginaldo Veras (PDT-DF)
Começa na próxima segunda-feira (24) a vacinação dos docentes da rede privada de ensino do Distrito Federal contra a gripe H1N1. A prevenção é uma conquista do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares do DF (Sinproep-DF) que, em 2016, entrou na Justiça Federal com uma ação ordinária exigindo a extensão da vacina para os professores (as), coordenadores (as) e orientadores educacionais (as).
O Sindicato teve apoio do deputado Reginaldo Veras (PDT-DF), que se reuniu junto com o secretário de Saúde do DF da época, Humberto Fonseca, para facilitar as negociações e incluir a categoria no grupo de risco.
A presidente do Sinproep-DF, professora Karina Barbosa, comemorou a vitória e ressaltou a importância da vacinação dos educadores. “É uma medida que beneficia tanto os docentes quanto os alunos e os familiares, já que os estudantes passam boa parte do dia em contato com os professores”, comentou.
DIA “D” – No dia 13 de maio, todas as pessoas dos grupos de risco poderão se vacinar, em qualquer uma das mais de 20 unidades móveis espalhadas pelo DF. O evento acontecerá das 8h às 17h. Para receber a vacina gratuitamente, o docente deve levar a Carteira do Sindicato.
VÍRUS H1N1 – O H1N1 é um vírus que pode causar gripe. Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeficiências são mais vulneráveis. Após os sintomas, o tratamento deve ser iniciado em até 48 horas, com orientação médica. Além da vacinação, é importante lavar as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas.
Foto: reunião entre o Sinproep-DF, deputado Reginaldo Veras e o secretário de Saúde do DF da época, Humberto Fonseca.