Cerca de 130 pessoas participaram de representativa assembleia realizada no dia 19 de setembro, na unidade do SESC de Taguatinga. Professores, coordenadores e orientadores educacionais aprovaram, por unanimidade, a contraproposta apresentada ao Sinproep pela diretoria da instituição.
Dessa forma, os professores do Sesc terão reajuste salarial de 10 %, correspondente a 9,83% de INPC + 0,17% de ganho real. Ficou assegurado o intervalo remunerado de 15 minutos aos professores. O valor do tíquete-alimentação passa a ser de R$ 25. O reajuste salarial será retroativo a 1º de maio de 2016, direito garantido mesmo que o professor tenha deixado a instituição.
Graças à mobilização da categoria e ao empenho da diretoria do Sindicato e da Comissão de Negociação, foram asseguradas as seguintes conquistas:
Reposição das perdas salariais – Reajuste de 10% para os níveis A, B e C, patamar superior ao obtido por outras categorias, que não foram além do INPC.
Intervalo remunerado de 15 minutos – Isso corresponde a 1,25 horas por semana e 5,62 horas por mês a mais na carga horária, em percentual que corresponde aos seguintes reajustes:
- FI e FII: acréscimo de 4,16% no salário, totalizando 14,16%, para carga de 30 h semanais;
- Ensino Médio: acréscimo de 3,90% no salário, totalizando 13,90%, para carga de 32 h semanais.
Tíquete-alimentação – O novo valor do tíquete, R$ 25,00, teve um reajuste de 25% e foi estendido aos coordenadores e orientadores educacionais que exercem funções pedagógicas.