As creches conveniadas ao GDF estão em greve, por conta dos salários atrasados. O GDF atrasou o repasse de recursos para o pagamento dos professores, e com outros elementos básicos como a alimentação das crianças. O Sindicatorealizou uma assembléia, hoje, 22/02, e ficou decidido que os docentes só voltam a trabalhar mediante pagamento de salário. O GDF informou que vai fazer o repasse da maioria das creches, até amanhã, 23/02, caso o repasse não ocorra, o Sinproep juntamente com os professores das escolas vão fazer manifestação na frente do Palácio do Buriti na quarta-feira, 24/02.
A Presidente do Sindicato, professora Karina Barbosa afirma “O atraso de pagamento configura violação aos direitos dos professores e coordenadores e é um desrespeito aos pais e alunos que buscam uma educação de qualidade, além da falta de verba para a alimentação dos alunos que prejudica o bem-estar das crianças.” A presidente, ainda afirma que algumas creches atrasaram o pagamento das férias “mais de 75% das instituições não fizeram o pagamento das férias de fim de ano, o que é ilegal, pois devem ser pagas 48 horas antes do gozo.”
O Sindicato acredita que o problema dos repasses é de gestão. Por isso a entidade pediu mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT), para que os problemas sejam solucionados.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sinproep-DF
Em 22/02/2016