O Sinproep-DF solicitou audiência na 16ª Vara do Trabalho de Brasília, pela situação dos professores, coordenadores e orientadores da Escola Cenecista de Brasília- Cnec, que estavam com salário atrasados, em desrespeito aos direitos básicos e a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
A presidente, professora Karina Barbosa, esteve presente na audiência representando o Sindicato, juntamente com os advogados Ulisses Borges de Resende e Guilherme Machado Vasconcelos. Também estiveram presentes os representantes da Escola Cenecista. A audiência esteve sob a direção do Juiz do Trabalho Luiz Fausto Marinho de Medeiros.
O Sindicato entrou na justiça cobrando multa de 10 por cento, prevista na CCT quando a escola atrasa o salário. A partir dessa ação, foi feito um acordo na justiça, em que ficou definido o pagamento integral da multa convencional referente à maio, junho e agosto de 2015, restando pendente a verificação da data de pagamento da competência de outubro de 2015, em que o pagamento será parcelado em 5 vezes no contracheque dos professores a partir da competência de fevereiro de 2016.
A escola também pagou 13º salário e férias com atraso, por isso o Sindicato está aguardando outro processo contra a Cnec que é o pagamento em dobro das férias e multa por atraso do 13º. O resultado do acordo só foi possível graças à atuação do Sindicato e do seu departamento jurídico, que se empenhou para solucionar a situação dos profissionais da educação, garantindo assim os direitos básicos e a integridade do trabalhador.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sinproep-DF
Em 28/01/2015