Nesta terça-feira (14), a presidente do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINPROEP-DF), Karina Barbosa, e o diretor jurídico, Rodrigo de Paula – que também é coordenador da Secretaria de Juventude da Confederação Nacional dos trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) – participaram da posse da nova diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE), na Câmara dos Deputados.
Esta foi a primeira transição de presidência da UNE feita entre mulheres, com a saída da pernambucana Virgínia (Vic) Barros e a entrada da paulista Carina Vitral, aluna do curso de economia da PUC-SP.
A posse de duas mulheres nos cargos mais altos, com a vice-presidente, Moara Sabóia, estudante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), também ressalta avanços na luta pela diversidade e contra o machismo.
Em ação – A eleição da diretoria ocorreu último dia 7 de junho durante a plenária final do 54º Congresso da entidade, realizado em Goiânia.
A nova gestão da UNE prepara mobilizações nacionais contra a redução da maioridade penal e os cortes na educação. Também planejam iniciar as comemorações dos 80 anos da União, promovendo a defesa da democracia, além de reforçar campanhas pela reforma política, democratização dos meios de comunicação e por mais assistência estudantil.
Fonte: Contee e UNE