O Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal (Sinproep-DF) manifesta seu pesar, indignação e revolta com os ataques contra duas escolas em Aracruz, no Espírito Santo, na manhã desta sexta-feira (25), que deixou três mortos e mais de 10 feridos.
“A categoria está de luto! Um episódio extremamente grave e lamentável, que deixa familiares, amigos e os professores tristes e chocados, diante de tamanha violência.” Diz a Presidente do Sinproep, Karina Barbosa.
O atirador entrou primeiro em uma escola estadual do município, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Primo Bitti. Lá, na sala de reuniões dos professores, atingiu fatalmente os dois docentes que vieram a falecer ainda no local. Em seguida, o atirador se encaminhou para o
Centro Educacional Praia de Coqueiral, uma escola particular da região, local onde desferiu novos tiros que atingiram o estudante. Os feridos totalizaram nessa tragédia mais onze pessoas.
As/os Educadoras/es de todo o país se solidarizam com os familiares das vítimas dessa tragédia
que nos deixa, no dia de hoje, mais uma vez, consternados e aflitos. Que consigamos, enquanto sociedade, resgatar a segurança em nossas escolas, medida essa que será tão mais eficaz se discutirmos a segurança de toda a sociedade brasileira, para além mesmo dos muros escolares.
Não podemos admitir que tragédias como essa sigam ocorrendo. É preciso garantir, com extrema urgência, a segurança de professores(as), funcionários(as) de escola, alunos(as) e toda a comunidade escolar que não podem ficar à mercê da insegurança que só cresce em nosso país.
O Sindicato manifesta seu profundo pesar pelas vidas ceifadas por esse ato de extrema barbárie. Pelo fim da violência nas escolas já!