Considerada a maior feira literária do Centro-Oeste, a Bienal Internacional do Livro de Brasília (Bilb) tem sua 5ª edição marcada para começar na sexta-feira (21). O evento, no Pavilhão do Parque da Cidade, vai até 30 de outubro.
Em dias úteis, a entrada é gratuita. Aos fins de semana, o primeiro lote de ingressos para cada dia é gratuito, e precisa ser retirado no site. Em seguida, a meia-entrada custa R$ 10.
Após dois anos sem ocorrer, por causa da pandemia de Covid-19, a Bienal vai reunir 100 expositores – entre livrarias, distribuidoras e editoras de todo o país –, com exposição de 400 mil títulos. A expectativa da organização é que o evento literário movimente R$ 11 milhões.
O evento está dividido em seis eixos temáticos:
- Autores
- Mercado
- Música
- Histórias em Quadrinhos (HQs)
- Crianças
- Multimeios
Neste ano, com o tema “A transformação acontece aqui”, a bienal homenageia a escritora brasileira Miriam Alves, assistente social com quatro décadas dedicadas à literatura, e a mexicana Laura Esquivel, roteirista e escritora da obra “Como água para chocolate” – livro traduzido em 35 línguas, com 3,6 milhões de exemplares vendidos e adaptado ao cinema.
Diversos Professores estão expondo suas obras na edição da bienal, o Sinproep-DF foi prestigiar a categoria, prestando apoio aos professores.
A feira literária ainda conta com seminários sobre educação e serviço social. Mesmo com entrada gratuita, para ter acesso aos debates, palestras sessões de autógrafos e de lançamentos de livros – com a presença de autores internacionais, nacionais e locais – é preciso acessar o site oficial da bienal para retirar o ingresso. A exceção são as pessoas com menos de 16 anos.