A Convenção Coletiva de Trabalho 2015/2016 do Ensino Superior foi assinada, nesta sexta-feira (10), entre o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINPROEP-DF) e o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior (Sindepes).
Conforme aprovado na Assembleia dos professores, o reajuste salarial, retroativo a 1º de maio, será de 8,34%, mais o abono de 6%, a ser pago na folha de setembro.
Uma grande conquista do SINPROEP-DF e da Comissão de Negociação formada por professores foi a ampliação da licença maternidade para seis meses. Na convenção anterior, a licença para as professoras gestantes era de quatro meses. As demais cláusulas serão mantidas conforme a CCT anterior.
Outra mudança foi na cláusula 34 da CCT, que trata sobre bolsas de estudo. Conforme acordado com o Sindepes, a cláusula de concessão de bolsas se estende para os professores dos cursos de graduação, assim como para seus dependentes, filhos e cônjuge.
Confira a CCT 2015/2016 clicando aqui.
Confira abaixo como calcular o salário:
8,34% de passivo no mês de maio;
8,34% de passivo no mês de junho;
8,34% de passivo no mês de julho;
Totalizando 25,02% de reajuste salarial a receber no quinto dia útil de agosto de 2015.
Abono salarial de 6% sobre o salário reajustado de maio de 2015, a receber até o quinto dia útil de setembro.