O Governo do Distrito Federal, por meio do Decreto nº 43.781, de 23 de setembro de 2022, determinou a suspensão das aulas nas redes de ensino pública e privada, nas instituições de educação superior e instituições de cursos livres, públicas e privadas, no âmbito do Distrito Federal, em virtude da realização das eleições gerais. Somente as Creches particulares e conveniadas ao GDF funcionaram normalmente.
Ainda, determinou que a reposição de horas-aula na rede de ensino pública deve seguir as diretrizes da Secretaria de Estado de Educação e, nas instituições privadas, ficará a critério de cada instituição de ensino.
Em decorrência disso, o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal (Sinproep-DF), sugere que a reposição das horas-aulas nas instituições privadas seja feita de forma virtual.
Tendo em vista que algumas instituições têm se manifestado em convocar os seus docentes, o Sinproep-DF informa que irá notificar extrajudicialmente as escolas e faculdades que descumprirem o Decreto do GDF e da CCT que veda a convocação dos professores sem a presença dos alunos.